terça-feira, 3 de outubro de 2017

Chegou a hora do temido TCC e agora?

Olá!!! Tudo bem com você? Provavelmente não, pois, se chegou até aqui está pesquisando por TCC e isso está te causando aquela dor de cabeça que remédio nenhum dá jeito kkkkkkk

Pois bem! Não se preocupe, pois, como já dizia Tirica, "pior que tá, não fica" (se bem que...). Sem mais delonga, vamos ao que de fato interessa.

O trabalho de conclusão de curso, vulgo TCC, tem assombrado muitos graduando devido a forma como a qual ele é apresentado à sociedade em geral. Antes mesmo de entrar na graduação já havia ouvido falar algumas vezes sobre o TCC, que algo extremamente complicado que muitos recorriam a outras pessoa para fazerem e pagarem a elas por isso.

Na metade a graduação, passei pela disciplina Metodologia do Trabalho Científico, a qual se ensinava sobre os métodos de pesquisa, regras da ABNT e outras coisas mais que eu já sabia devido ao fato de ter iniciado a escrita científica no inicio da graduação por meio da produção de artigos (todo estudante de graduação deveria e deve fazer, bem como a referida disciplina ser no inicio do semestre em todos os cursos).

Na reta final da graduação comecei a pensar nesse bendito TCC e o preconceito criado antes mesmo da graduação começou a ganhar mais força. Mas, não me deixe abater e a medida que fui pensando em possíveis temas para o meu trabalho fui analisando, dentre os professores disponíveis os potenciais orientadores para cada tema e acredite, foi o semestre quase todo, pensando em temas, procurando professor, conversando com amigos etc. Até que, em um dia, no restaurante universitário, vulgo RU, conversando com a coordenadora do programa institucional o qual eu fazia parte, sendo este de iniciação à docência, tocamos no assunto TCC, ela me disse que tinha planos de escrever algo na linha formação de professores e como era algo de minha afinidade (estava em um curso de Licenciatura em Matemática, mas não era como muitos bitolados que tinha no meu curso, que só queriam saber da parte específica, sempre gostei das duas áreas: pedagógica e específica, um pouquinho mais dessa, admito kkkk) apreveitei a deixa e perguntei se não queria ser minha orientadora e escrever algo nessa linha.

Eu e minha nova orientadora, amadurecemos a ideia, que se tornou em um projeto de pesquisa voluntária, feita por um estudante voluntário, no caso eu, ha ha. Iniciei o projeto no sétimo semestre da graduação e conclui ele um semestre após ter concluído todas as outras disciplinas do curso.

Por fim, o que pensei que seria impossível de ser feito por mim, acabou tornando-se possível e modéstia parte, muito bem feito.

Entretanto, ressalto que não foi fácil, exigiu muita, mas, muita concentração, pesquisa e horas em frente ao computador digitando (ou não kkkkkkkk)

Diante disso, quero passar a vocês algumas dicas que me ajudaram muito, são elas:

Primeira, não deixe para pensar em um tema quando concluir todas as disciplinas, acredite, começar do zero um projeto de TCC, após de concluir todas as disciplina aumenta consideravelmente as chances de você procrastinar-se, de ficar sempre adiando para depois. Então comece a pensar o quanto antes e vá amadurecendo a ideia e procurando por orientadores da área, só orienta quem sabe, um biólogo não pode orientar um trabalho de letras se não tiver habilitação para isso.

Segunda - faça uma pesquisa prévia sobre o tema, se tem referencial suficiente, se não é muito complexo etc. Isso até ajudará a esclarecer mais sobre o que quer escrever, talvez nessa pesquisa encontre algo que te chame mais atenção

Terceira - tenha vontade e gosto de escrever sobre o tema escolhido, essa dica reforça a segunda. Não adianta se você não gosta de triângulos e querer fazer um TCC sobre esse tema só para ter a desculpa que vai estudar porque precisa aprender. Você precisa gostar do tema, ter vontade de escrever sobre o mesmo.

Quarta - saiba onde pesquisar! Existe os locais certos para buscar referências para o seu trabalho. Além disso, é importante saber claramente sobre o que quer escrever, pois, ganha-se muito tempo nas pesquisas sabendo onde e o que pesquisar.

Bom! É isso, existe outras dicas, mas lembrei apenas dessas no momento e acredito ser as mais importantes, se souberem de mais alguma, comentem ai abaixo, que estarei lendo TODAS. Espero ter ajudado, até a próxima.





sábado, 27 de julho de 2013

Formatando computador com a bios baseada em UEFI

Bom dia meus caros leitores, venho hoje mostrar-lhe uma dica d’hora para vocês que gostam de está formatando computadores assim como eu. A princípio parece meu bobo eu querer postar este tópico sobre formatação de computadores, coisa que se pode aprender facilmente. O problema é que em determinadas situações você pode não saber o que fazer e querer arrancar os cabelos de sua pobre cabecinha.

Dia após dia a tecnologia cresce assombrosamente, e tal fato faz com que algumas partes do computador que pesávamos nunca mudar, acabarem evoluindo, eu estou falando do setup bios programa básico responsável por ligar todo o sistema, ele fica nos bastidores onde tudo acontece. Sua característica e uma tela contendo panas letras e números onde você só pode navegar pelas opções através do teclado. Ai você pergunta o que isso tem haver?

Tem muito haver, com avanço da tecnologia o setup bios está preste a sumir e entrar uma nova arquitetura que não entrarei em detalhes porém adianto que esta será mais segura, com uma interface grave mais intuitiva e poderá finalmente usar o mouse. Hoje em dia notebooks e pcs estão vindo com esta arquitetura, mas ainda semelhante a nossa velha conhecida.

Em alguns casos quando você for formatar irá se depara com opção de Windows boot manager ou disabled, e agora? Como irei dá boot pelo cd/dvd? Calma muito simples acredito que quando estiver na setup bios terá a guia advanced em seguida vá até a opção os support e selecione others, feito isso vá até boot e selecione a ordem de boot desejada. Pronto salve e saia do setup e instale o novo sistema operacional.